Pílula Anticoncepcional: Tudo que você precisa saber!

by - julho 26, 2013

Oi meninas! O post de hoje é sobre um assunto um pouquinho diferente e muito importante: pílulas anticoncepcionais. Talvez um assunto até polêmico, mas o objetivo do post é tirar as dúvidas e ajudar quem não entende muito do assunto! Eu comecei a tomar anticoncepcional faz alguns anos, por causa da minha acne, que era hormonal, e não vivo mais sem. Então meninas, as pílulas são úteis não só como método contraceptivo, mas também para tratar outras coisas..
Seja lá qual for o motivo que te leve a querer tomar as pílulas, é sempre muito importante procurar um ginecologista pra te orientar, pois nem sempre o que é bom pra mim, vai ser bom pra você, então.. nada de sair por aí se auto-medicando ok? Mas vamos lá..

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez?
Você deve tomar o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e tome 1 pílula por dia até o fim da cartela. Quando a cartela do anticoncepcional acabar, espere 7 dias e no 8º dia, inicie uma nova cartela. Isso vale para anticoncepcionais com 21 comprimidos. Durante este pausa de 7 dias a mulher deverá ficar menstruada. Mas é importante iniciar a nova cartela no 8º dia de pausa, mesmo que a menstruação ainda não tenha acabado.

Que hora devo tomar o anticoncepcional?
Eu gosto de tomar sempre a noite, antes de ir dormir, por volta das 21 hrs, mas você deve escolher um horário que fôr melhor pra sua você, o importante é tomar sempre no mesmo horário!

E se eu esquecer de tomar?
Se esquecer de tomar o anticoncepcional, deve-se tomá-lo logo que lembrar, se este esquecimento for igual ou inferior a 12 horas. Mas se o esquecimento for maior que 12 horas, deve-se ter atenção à quantidade de pílulas que ainda restam na cartela.
* Se há 7 ou menos pílulas na cartela: tome a pílula esquecida logo e continue a tomar as outras no horário habitual.
* Se há 8 ou mais pílulas na cartela: não tome mais nenhuma pílula e espere a menstruação descer para iniciar uma nova cartela. É importante usar preservativo em todas as relações nos próximos dias para evitar a gravidez.

A pílula é realmente eficaz contra a gravidez?
Meninas, nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, nem mesmo a pílula anticoncepcional.

Vish, Pílula engorda?
Em alguns casos sim, tudo vai depender do seu organismo. Eu não engordei, mas conheço gente que diz ter engordado. Varia muito!

Pílula reduz a fertilidade?
Mito puro! Após a suspensão do medicamento, a fertilidade retorna em um período de 30 a 90 dias na maioria das mulheres. A fertilidade dependerá, então, de outros fatores, principalmente da idade

Tomar pílula por muitos anos pode trazer algum problema de saúde?
Muito pelo contrário meus amores! Mas é sempre bom estar visitando um médico pra garantir que está tudo ok! Ok? rs

Conclusão: A pílula anticoncepcional além de ser um método contraceptivo, deixou minha pele lisinha, e também trouxe muitos outros benefícios pra mim: Minha tpm diminuiu (sério kk), minhas cólicas também diminuíram, meu ciclo menstrual se regularizou, diminuiu minha queda de cabelo, diminuiu o crescimento dos pelos e a pílula reduz o risco de doenças em geral (Existem evidências definitivas de proteção contra câncer de ovário e de endométrio, doença benigna da mama, doença inflamatória pélvica (DIP), gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro).

Espero que tenham gostado do post meninas, e caso tenha sobrado alguma dúvida, deixem nos comentários que eu vou fazer o máximo pra responder. Um beijo ♥

You May Also Like

8 Comments

  1. Super útil o seu post, principalmente para as meninas mais novas!

    Eu tomo pílula há uns 9 anos e realmente, não sinto cólica, o ciclo menstrual é curto e a minha pele tá bonita. A única coisa que ainda me atrapalha é a TPM, heheh!


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post Pri.
    Já faz dois meses que tomo para regularizar a minha menstruação, e notei que agora as minhas cólicas diminuiram, minha pele está bem melhor em relação a acne, minha TPM continua, mas diminuiu bastante. Percebi que ganhei mais "corpo", mas não engordei. Só faltou falar dos efeitos colaterais Pri, no primeiro mês eu senti muita dor de cabeça e enjoos.

    Beijinhos.
    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer um segundo post e falar sim flor!
      e realmente.. eu também notei que ganhei um pouquinho de corpo, pq sempre fui magrinha rs
      beijos!

      Excluir
  3. Eu nunca tomei, mas pretendo ir no ginecologista e começar a tomar!
    Beijos, <3
    december97.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/26/2013

    Eu tomo a pouco mais de um ano, e comecei depois que engravidei e tive meu primeiro filho, antes eu achava que iria engordar e tinha medo. Deu no que deu, mas realmente faz um bem perceptível demais, a pele melhora, o ciclo realmente diminui, minha tpm infelizmente não mudou nada!


    Nestes dias é um caos, e algo que eu não tinha antes e que não tenho certeza que o anticoncepcional influenciou foi minha vontade de comer chocolate nestes dias, não sei mas antes eu não tinha, aliás eu nem gostava de chocolate :(

    Ótimo post Pri, beijinhos www.doseadolescente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Adri, minha tpm melhorou muito, mas quando eu tenho.. vish, sai de perto.

      Excluir
  5. Esse post ficou ótimo, adorei.
    Beijo
    Boa semana

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog, volte sempre ! :)