Eu assisti: A Garota Dinamarquesa

by - fevereiro 10, 2016


Ah gente, eu queria muito ter gravado um vídeo falando sobre esse filme (talvez ainda grave), mas como o calor aqui tá deixando as coisas complicadas, vai ser post mesmo. Então, não dava pra deixar passar em branco um dos filmes mais maravilhosos que eu já assisti nesses últimos tempos: A Garota Dinamarquesa


O filme é baseado na história real de Lili Elbe, que foi possivelmente a primeira mulher trans a realizar uma cirurgia de redesignação sexual. Lili nasceu e viveu boa parte da vida como Einar Wegener, um pintor dinamarquês, casado com Gerda e bem sucedido. A história se passa na década de 1920 e já começa mostrando como o relacionamento de Gerda e Einar sempre foi feliz e como os dois são unidos e se amam.

Não demora muito pras coisas acontecerem, o que é ótimo. Um belo dia, Gerda, que também é pintora pede pro marido ajudá-la a terminar uma pintura já que a mulher que estava posando pra ela havia se atrasado, e pra isso ele precisaria calçar os sapatos e "vestir" o vestido da moça. E é nessa hora que a gente começa a perceber a auto-descoberta de Einar, que na verdade, sempre foi Lili. O filme mostra toda essa transformação com muita delicadeza e sensibilidade. Eu consegui enxergar cada dificuldade, e ver o sofrimento que era pra Lili se ver todos os dias em um corpo errado, e a necessidade dela de corrigir isso.



A atuação do Eddie Redmayne é sensacional, e eu sinceramente não esperava menos. Não consigo imaginar mais ninguém no papel de Lili. Mas pra mim quem roubou a cena mesmo com certeza foi a Alicia Vikander como Gerda. Durante todo o drama ela se manteve do lado da Lili e por mais difícil que fosse (e dava pra sentir o quanto estava sendo difícil pra ela), ela sabia que tinha que deixar o marido ir embora. O filme apesar de não focar muito nos problemas sociais, no preconceito e na ignorância das pessoas naquela época, mostra como era difícil procurar ajuda profissional. Todos os médicos consideravam a condição de Lili como uma doença mental e ela chegou a ser submetida a tratamentos com radiação e tortura psicológica para "resolver o problema". Mas o foco do filme mesmo acabou sendo a relação entre Gerda e Lili, o amor e a força da Gerda ao lidar com uma situação que eu não consigo nem imaginar como foi difícil.

O que eu achei: A Garota Dinamarquesa não é só um filme lindo e emocionante, é um filme necessário. Mesmo pra mim, que sempre tive a mente muito aberta e muita empatia quando o assunto é transexualidade, homossexualidade e etc. A gente sempre vai ter muito a aprender, muito a se corrigir. Ser uma mulher trans não é uma questão de escolha e o filme deixa isso muito claro, as dificuldades e tudo que a Lili passou pra ser vista, aceita e conseguir adequar o corpo a sua mente, que sempre foi de mulher, não foi nada fácil. E no final das contas quando eu já estava em prantos no final do filme, fiquei triste de perceber que os mesmos problemas que ela enfrentou na década de 20, milhares de homens e mulheres trans precisam enfrentar até hoje, tantos anos depois. A ignorância de muita gente sobreviveu ao tempo e eu só posso torcer pra que isso tudo um dia mude.

O filme estréia amanhã, dia 11 de fevereiro e eu espero que vocês assistam. Amei e super recomendo.

You May Also Like

12 Comments

  1. Oie!
    Devo ver esse filme junto com Joy, estou bem curiosa para os dois.
    Beijos,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o trailer e achei lindo, o ator foi indicado ao Oscar por esse filme, vamos ver se ganha! Gostei da sua resenha, bem genuína e transparente.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo está falando super bem desse filme, quero muito ver :)
    Amei o blog e já estou seguindo :D
    Beijos
    BlogCarolNM
    Gostaria de pedir a sua ajuda respondendo a pesquisa, para que eu torne o blog cada dia melhor para você: http://www.blogcarolnm.com.br/2016/02/pesquisa-do-blog.html

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que Eddie Redmayne foi em "Sete Dias com Marilyn" e o ache incrível! Dá pra perceber que é um ator sensível e que entra com tudo no personagem. Tô louca pra ver esse!

    Beijos!

    Caroline Beltrame

    ResponderExcluir
  5. Que legal, o filme parece ser muito bacana pelo que você mencionou!
    Adorei! Vou procurar para assistir! ^^

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a conferir =D

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog Pri, e você arrasa no Youtube, amei aquela make de gatinho <3

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/02/inspire-se-e-vista-se-meninas-do-pretty.html

    ResponderExcluir
  7. Pri, já li várias resenhas positivas desse filme e estou maluca pra assistir! Parece muito encantador <3
    beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  8. Não faz muito meu estilo, mas deu uma certa curiosidade.


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ver esse filme, adoro os filmes com o Eddie <3
    xoxo

    Quinze Desejos

    ResponderExcluir
  10. MDS, quero muito ver! Só leio resenhas lindas desse filme, incrível *-*
    Teu blog é super bonito e organizado, que amor de layout.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post flor! O filme parece ser bom, apesar da história complicada dela! Adorei a dica!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  12. Fiquei interessada!
    Adoro filmes baseados em histórias reais.
    Muito legal poder imaginar o que o personagem passou e de verdade!

    bjO

    Daniella Dias

    Blog Breshopping da Dany
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog, volte sempre ! :)