Você tem dormido bem?

by - julho 22, 2013

Se tem uma coisa que eu adoro fazer e faço com muito amor, é dormir! Não sei vocês, mas quando eu tenho uma boa noite de sono, o meu dia seguinte rende muito mais. E não é impressão minha, dormir bem é extremamente importante pra sua saúde física e mental.

Por quê?

Durante o sono, o corpo produz diversos hormônios e outras substâncias necessárias para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Uma noite tranquila, por exemplo, favorece o organismo a produzir determinadas células que são os principais agentes de defesa do corpo. Há também a liberação de dopamina, serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relaxantes e responsáveis por ativar ou inibir a transmissão de impulsos relacionados à dor.

10 razões pra você dormir melhor:

1 - Ficar linda: Quando você dorme bem, a pele descansa e as células regeneram-se com mais facilidade. 
2 - A vista descansa de forma profunda e a rodopsina, um pigmento sensível à luz regenera-se, de maneira que os olhos se recuperam do esforço realizado durante o dia. Além disso, ajuda a eliminar as olheiras
3 - Respire melhor! Ao conciliar o sono se retarda e volta-se mais profunda, o que facilita a oxigenação das células. 
4 - Emagrece. Quando o corpo não descansa o suficiente apresenta uma tendência a acumular gorduras e é mais difícil as queimar. Um corpo descansado ajuda a manter o peso ou inclusive a perdê-lo já que quando dormimos pouco produzimos maior quantidade de hormônio grelina, que aumenta o apetite. 
5 - Anti-vírus. O sistema imunológico precisa descansar dormir pouco afeta tanto como o stress, o que eleva o risco de infecções. 
6 - Controla a hipertensão. Quando não se descansa o suficiente estamos em risco de um aumento de nossa pressão arterial e de doenças cardiovasculares pelo incremento de produção de cortisol, o hormônio causante do stress. 
7 - Coração. Durante o sono também se retarda a frequência cardíaca para que as células coronárias e os tecidos possam se consertar: é o momento em que nosso organismo liberta a melatonina e o hormônio do crescimento para desenvolver estas tarefas. 
8 - Controla a Diabetes. Dormir bem também ajuda a controlar a diabetes tipo2 já que aumenta os níveis de açúcar no sangue como consequência do mesmo cortisol. 
9 - Intelectual. O descanso é fundamental para melhorar nossa atividade intelectual. O cérebro precisa destas horas de desconexão para processar toda a informação acumulada durante o dia. Para estudar, por exemplo, o melhor é dormir bem em frente a quem passam a noite em vela repassando. Também ajuda a nossa emotividade, de maneira que libertamos emoções inconscientes que de outro modo ficariam reprimidas. 
10 - Coordenação física. Uma atividade psicomotora não pode se executar convenientemente se o cérebro não está descansado.
Espero que tenham gostado do post, e durmam bem ♥

You May Also Like

4 Comments

  1. Haha dormir é bem importante mesmo! Mas com faculdade ninguém consegue dormir direito :T

    ResponderExcluir
  2. Super legal o post! Curti!


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, realmente há coisas ai que noto que comigo não está bem.
    Já algum tempo que não tenho uma noite como deve de ser. É sempre muita preocupação na cabeça.
    beijinho linda
    http://www.eibonita.info/

    ResponderExcluir
  4. Tenho que dormir 7/8h para ficar bem. Mais ou menos que isso fico chata o resto do dia! kk
    Não sabia de muita coisa sobre o sono não! kkk

    http://garotasederivados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog, volte sempre ! :)