Intercâmbio na Irlanda: Tudo sobre o PPS

by - outubro 12, 2016


Se você está aqui na Irlanda ou tem interesse de fazer um intercâmbio pra cá com a intenção de trabalhar, provavelmente já ouviu falar sobre o tal do PPS. Nos meus primeiros meses aqui esse bendito número de PPS fez toda diferença na hora de conseguir um emprego e depois que eu finalmente consegui tirar, me senti com as chances de arrumar um bom emprego triplicadas. Resolvi fazer esse post e também o vídeo para ajudar quem tem dúvidas sobre o PPS.


Pra começar, vocês precisam saber o que é o PPS Number né. A sigla significa Personal Public Service Number e se trata de 7 números seguidos de 1 ou 2 letras e como eu disse no vídeo, a gente pode comparar com o CPF no Brasil. Com o PPS você poder acessar os benefícios de assistência social, serviços públicos e informações na Irlanda, entre outras coisas. 

como conseguir o pps

Atualmente pra poder solicitar o seu número de PPS você precisa estar empregado ou ter uma proposta de emprego. Já que uma das coisas que você vai precisar levar no dia de solicitar o número é uma carta da empresa falando que você trabalha ou vai trabalhar lá. Então, assim que você conseguir o seu emprego você pode pedir o seu gerente uma carta pra tirar o PPS.

COMO fazer o agendamento

Depois que você estiver emprego e com carta em mãos, é hora de fazer o agendamento (appointment). É muito simples. Basta entrar no site MyWelfare.ie para fazer o seu cadastro, e em seguida entrar na parte de Services > Appointments pra escolher data, horário e local de atendimento. O processo é todo muito fácil e é importante ficar de olho pra não esquecer da data que você marcou porque pode acontecer de quando você for tentar marcar novamente só terem datas disponíveis pra dali semanas ou até mais de um mês.

e quando chegar o dia?

Documentos necessários: Não esqueça de levar passaporte, carta do empregador e comprovante de residência. No vídeo eu expliquei melhor sobre a questão do comprovante de residência e também contei exatamente como foi no dia de tirar o pps. Quando você chegar no local, dirija-se a recepção e fale que tem um agendamento pra tirar o pps. Eles vão te dar um formulário pra preencher e depois de preencher, caso já esteja no seu horário de atendimento você pode se dirigir diretamente ao guichê onde você vai ser atendido (ao fazer o appointment você já fica sabendo o número do guichê, anote tá? Pra já chegar lá sabendo qual é). Você não precisa esperar te chamarem, até porque eles não chamam e se você não for lá pode até perder o horário do seu atendimento. O atendimento em si não leva mais de 20 minutos. O atendente digita algumas coisas no computador, faz algumas perguntas e depois tira sua foto. Pronto! Depois que você solicita o número você vai receber em casa dentro de 7 dias úteis uma carta com o número de PPS e depois de 10 dias úteis você vai estar recebendo o cartão com o número do PPS. Depois de receber o cartão, você precisa ligar pro número informado na carta que vem junto com ele para desbloqueá-lo (expliquei no vídeo).

Assim como o CPF no Brasil, depois que você tira o PPS uma vez já está feito, é seu e pronto. Não precisa tirar de novo caso mude de emprego, etc. Espero que vocês tenham entendido direitinho como tudo funciona e caso tenham qualquer dúvida sobre o PPS ou sobre o Intercâmbio na Irlanda em geral, pode me mandar por e-mail no contato@priscilacarvalho.com

You May Also Like

0 Comments

Obrigada por visitar o blog, volte sempre ! :)