Ginecologista: Primeira consulta, e agora?

09:30

ginecologista, diane, remédios, anticoncepcional, bactéria, corrimento, como é, dúvidas, perguntas e respostas, perguntas frequentes, papanicolau

Tirem os meninos da sala! Cá estou com meus 19 anos e nunca tinha ido no ginecologista, que papelão hein? E quando eu finalmente tomei coragem pra fazer a minha primeira consulta, apareceram mil e uma dúvidas e fiquei super tensa com medo de sei lá.. ser abduzida. Mas foi tudo super tranquilo e resolvi contar pra vocês, que também tem dúvidas ou medo de ir ao ginecologista.

♥ Como é a consulta?
Tudo vai depender da sua idade e do seu caso. Por exemplo, se você ainda for novinha e não tiver começado a ter relações sexuais, a primeira consulta vai ser uma conversa sobre o seu ciclo menstrual, cólicas e também um exame super tranquilo.. a médica vai examinar os seus seios a parte externa da sua vagina. Se você já tiver começado a ter relações, será necessário fazer um exame mais específico, que é o preventivo, e também não dói nada, mas é bem incomodo, principalmente se você estiver muito tensa. Mas caso você ainda não se sinta pronta, você pode explicar pra médica e pedir pra voltar numa próxima vez. Mas esse exame é muito importante e deve ser feito. Mas olha.. você só precisa fazer uma vez ao ano, não dói e você vai se sentir aliviada depois!

♥ Minha mãe precisa entrar comigo?
Eu preferi entrar sozinha, pois tinha coisas que eu queria falar com a médica e não ficaria a vontade de falar na frente da minha mãe. Mas aí é com você. Tudo que você falar vai ficar ali, a médica não vai sair fofocando pra sua mãe, então.. fica tranquila, tá?

♥ Mas Pri, me conta melhor como é a consulta!
Bom, eu cheguei no consultório e falei pra minha mãe que eu preferia entrar na sala sozinha. A médica inicialmente me fez várias perguntas e depois me pediu pra tirar toda a roupa e vestir um avental (na sala tinha um banheiro pra eu poder fazer isso). Logo depois ela pediu pra eu me deitar na maca e apoiar as pernas em um suporte. A posição é super constrangedora, principalmente se for sua primeira vez. Mas eu tive sorte de me consultar com uma médica super fofa que fez o máximo pra me deixar calma e a vontade. Depois ela examinou tudo lá, e fez a coleta do material para o exame preventivo. Eu fiquei muito incomodada, claro (até porque sou muuito fresca gente), mas não dói e não demora muito. Tente ficar bem tranquila e respirar fundo, pense em coisas boas, vai ser bem mais fácil. Logo depois ela foi examinando meu abdômen e os seios. Quando o exame acabou eu coloquei a roupa novamente e ela conversou comigo. Disse que estava tudo bem externamente e me deu a data pra buscar o resultado do exame. Também me indicou os anticoncepcionais que eu poderia estar tomando e tirou minhas dúvidas.


♥ Procure um ginecologista logo após a primeira menstruação
Não existe idade certa pra ir ao ginecologista.. mesmo que esteja tudo bem, assim que tiver a primeira menstruação é bom procurar um. Seja pra conversar, tirar dúvidas ou procurar saber mais sobre algo que esteja te incomodando. Me arrependo muito por ter esperado tanto tempo pra ir e se pudesse, teria ido antes.

♥ A escolha da médica
Eu recomendo que vocês se consultem com uma médica, principalmente se você for tímida e estiver nervosa. É um exame muito íntimo, e com uma mulher você vai se sentir muito mais a vontade. E de preferência, se consulte com uma pessoa de confiança. Peça indicações pra amigas ou pra alguém da sua família. A minha médica é um amor, super educada e gentil. Me consultei na Clínica Antônio Moreira, aqui em BH, com a doutora Mirella.

♥ Dica #1
Anote todas as suas dúvidas antes de ir se consultar, pra não esquecer de nadinha! Anote também qualquer coisa estranha que você estiver sentindo.. qualquer corrimento estranho, cólicas, etc.

♥ Dica #3
Quando bater a tensão e o nervosismo, tente pensar assim: "a médica já viu várias dessas, já examinou muitos tipos de pessoas, não tem nada aqui que ela não tenha visto antes". Pode parecer besteira, mas funciona. A médica não está ali pra te julgar ou te deixar constrangida, muito pelo contrário. Tenha isso em mente e vai na fé amiga!

Eu não sou nenhuma profissional no assunto, mas eu sei o quanto é importante você ter alguém pra conversar antes de fazer a sua primeira consulta. Espero muito que o post tenha sido útil, e caso ainda tenham alguma dúvida.. deixem nos comentários que eu se eu puder ajudar, vai ser ótimo! ♥

You Might Also Like

34 comentários

  1. Realmente Pri, é muito importante ir no ginecologista apos a primeira menstruação. Eu nunca me preocupei com isso e acontece que hoje tenho 75% de chances de ter câncer de endométrio( tenho SOP - Síndrome do Ovário Policístico). Geralmente as mulheres tem os seus períodos 12 vezes no ano e esses duram no máximo 1 semana, ja eu só tenho os meus períodos 2 vezes no ano e eles duram de 2 a 3 semanas. Se eu tivesse me preocupado e ido no ginecologista com certeza não teria SOP e nada disso estaria acontecendo. Então, fica a dica pra quem tem vergonha, tentem superar isso porque vocês podem ter um problema muito grave se saude por "besteira"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdadee, mas eu ouvi falar que pelo menos o tratamento é tranquilo, é com anticoncepcionais (me corrija se eu estiver errada kk), ainda bem que você foi há tempo e tenho certeza que você não vai ter nada, se Deus quiser. muitas meninas tem esse problema da vergonha, e eu sei disso porque aqui em casa até as minhas tias e a minha mãe têm vergonha de médico, e estou incentivando todas a irem porque realmente é melhor prevenir do que remediar né? Obrigada pelo comentário lindona, super beijo ♥

      Excluir
    2. O tratamento é com anticoncepcionais sim em muitos casos mas não no meu. Tenho 18 anos e des dos 15 anos meus períodos são assim ou seja meu caso é bem pior. Comecei a fazer tratamento com anticoncepcionais mas não fez nenhuma diferença, perdi cerca de 10 kilos e tambem não fez diferença, agora estou na fase de fazer uma pancada de exames pra ver o que ta acontecendo, mas infelizmente a medica ja me avisou que se continuar assim, até o final do ano vou estar com cancer , o que segundo ela por um lado é bom pois pode ser retirado com uma cirurgia e parar totalmente o problema, mas tudo tem a sua cota de risco né. E sim, é muito importante ir pelo menos uma vez no ano. Acho muito legal voce abordar esse assunto aqui no seu blog, muitas meninas tem duvidas/ medos e não vão por causa disso. Dividir experiencias é sempre bom.

      Excluir
    3. sério? nossa, eu não sabia que tinham casos mais graves.. mas que bom que você procurou a médica e que ótimo ela estar te orientando bem direitinho, porque com essas coisas a gente não deve brincar e nem deixar pra resolver depois.. quanto mais rápido você resolver isso, mais tranquila vc vai ficar, tenho certeza. tomara que dê tudo certo e depois me conta tá bom? ♥

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho quinze e nunca fui no ginecologista, eu sei o quanto é importante, mas acabo que sei lá, acho que rola um nervosismo sempre e nunca quero ir e minha mãe fala várias vezes em eu ir, mas acabo sempre dizendo que não. Eu tomo anticoncepcional, pois minha irmã conversou com a ginecologista dela, principalmente porque meu rosto tinha bastante acne e ela então indicou um que era para eu usar.
    Depois desse post fiquei pensando mais na possibilidade de ir logo!
    Beijos Pri. ♥

    www,nvesteguria,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.investeguria.com *

      Excluir
    2. é suuuper importante, vai sim! eu também comecei a tomar anticoncepcional na sua idade por causa das espinhas, e melhora bastante né? mas olha.. não adia não, porque a gente nunca sabe o que pode estar acontecendo, muitos problemas ginecologicos podem nem apresentar sintomas, e a gente só fica sabendo quando já está mais grave! nada de vergonha, e vai sim!! ♥

      Excluir
  4. Oi Pri, já pensei em fazer um post assim, na realidade cheguei a criar uma série sobre essas perguntas mais íntimas no blog, mas não deu muito certo, na época, eu mesma não tinha muita noção do que queria, o post ficou maravilhoso, bem amigável... Eu sei como é isso viu, fui na ginecologista pela primeira vez aos 19 anos, como você, triste, né? haha... Mas confesso que hoje não tenho mais tanta vergonha, minha médica está comigo há 4 anos e ela foi super tranquila, como a sua, na minha primeira consulta ela me deixou bem a vontade, disse que era importante fazer o preventivo e verificarmos se estava tudo certinho, mas que não precisava ser na primeira consulta, que se eu quisesse poderíamos marcar uma nova para fazer isso, fiquei tranquila e acabei realizando o exame no mesmo dia. Eu já troquei de anticoncepcional desde que comecei a consultar, pois o meu primeiro andava me dando muitas dores, este que uso atualmente nem parece que tomo, já me acostumei completamente com ele. Acho mega importante consultar no mínimo uma vez por ano, eu digo no mínimo, porque eu sou daquelas que alguma coisa muda e eu já corro pra médica, pra evitar, sabe? Até porque na minha família existe alguns casos de retirada de útero, não gosto de arriscar. ;)
    Mas realmente as consultas são mega importantes e bem tranquilas e se eu puder ressaltar uma coisa, eu também aconselho entrar sem a mãe e fazer a consulta com uma médica, assim fica uma coisa mais "suave", sem pressão e a gente se sente mais a vontade. ;)
    Beijos e parabéns pelo post.

    www.frescurasdemulherzinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc grazi, acho que se eu tivesse entrado com a minha mãe eu não teria conseguido falar nem 1/3 do que eu falei.. na minha família não tem nenhum caso desses, e eu também nunca tive problemas com remédios e essas coisas, mas com certeza vou fazer o preventivo todos os anos, que foi o que a minha médica recomendou.. tomara que essa minha médica não se aposente nuunca, porque tenho medo de não encontrar outra tão fofa kk ♥

      Excluir
  5. Anônimo7/28/2014

    Com essa carinha de anjo, jurava que era virgem *o*

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHA o anônimo aqui em cima com certeza é homem e com certeza não entende nada a respeito dessas coisas! Pri, adorei o post e a delicadeza com que você falou desse assunto. Meus parabéns por todas as dicas! Beijos

    http://www.detudoumtanto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que é mulher Hevelyn kkk
      mas tem que coisa que é melhor a gente fingir que não tá vendo..
      muuuito obrigada , você é muito querida! e espero mesmo que o post ajude muitas meninas ♥♥

      Excluir
  7. A primeira vez que eu fui na ginecologista era por causa da cólica que eu tenho na região pélvica e fiz uma ultrassom e não deu nenhum problema graças a Deus.Depois de um tempo marquei outra consulta com a mesma médica que é muito legal porque tenho alergia na abertura da minha perna.A médica mandou deitar na maca e colocar os pés no suporte e a posição incomoda mesmo.Ela passou uma pomada e pra cólica passou um remédio que meu alergia.Sou alérgica a todos os remédios que tem ácido acetilsalicilico.Hoje eu tomo parecetamol de 6 em 6 horas e chá de camomila que é bom.Beijos.
    http://soulplaymusicfc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, alergia Paula? eu nunca tinha ouvido falar! Tá vendo só como é importante? Que bom que melhorou e ainda por cima você descobriu isso da alergia e já tá se cuidando direitinho. Muito obrigada por compartilhar com a gente ♥♥

      Excluir
    2. A médica me disse que quando nasce pelo em algumas partes da virilha a pessoa pode ter alergia.E ela passou a pomada hipoglos que eu achava que só era pra assadura kkk...Beijos.

      Excluir
  8. Pri , esse post seu foi super importante pois vejo muitas meninas amigas minhas ou conhecidas que já tiveram relação sexual , ou já menstruaram e tem medo de ir no médico , muitas vezes por medo da mãe entrar junto , eu vou numa boa desde que menstruei , acho super importante por que acaba com aquilo de perguntar para uma amiga ou ir na internet , você acaba ficando intima da médica depois de um tempo , eu por exemplo pergunto de tudoo , tudo mesmo , parabéns por abordar esse assunto beijao www.mandaliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, e acho que tem que ser assim mesmo, você tem que sentir que a médica é sua amiga! muito obrigada Amanda, que bom que você gostou ♥♥

      Excluir
  9. Amei as dicas, Pri. Eu também morri de vergonha na primeira consulta mas hoje eu vejo o quanto é necessário e importante. Post excelente para as meninas novinhas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é sempre assim Ana kkk é raro ver uma menina que tava tranquila na primeira consulta!

      Excluir
  10. Anônimo7/29/2014

    eu também achava que você era virgem porque te acho muito meiga mas nao é uma critica viu. quero te pedir pra fazer um post sobre virgindade e primeira vez se nao tiver problema. adoro seu blog bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/30/2014

      Gente, não importa se a pessoa tem cara de meiga ou cara de safada rs.
      Isso é muito relativo! Só porque uma pessoa não é timida e conversa sobre tudo isso significa que ela ja perdeu a virgindade.
      Isso é PREconceito..
      bjos

      Excluir
    2. gente, não tem problema, não ligo pra isso.. tem gente que não sabe o que falar e acaba falando qualquer besteira! e pode deixar que posso fazer o post sim, é sempre bom ajudar outras meninas que tem dúvidas né? muito obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  11. Anônimo7/30/2014

    Oi Pri!
    essa clinica fica Na rua Jacutinga?
    obrigada!
    abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim, super facinho de chegar!
      fica perto da feira coberta, do centro cultural, sabe?
      se quiser eu explico como fazer pra chegar! beijo :*

      Excluir
    2. Anônimo7/30/2014

      Que legal! Eu moro no Padre Eustaquio!
      Voce mora perto de la?
      Bjo

      Excluir
    3. não, eu moro em Contagem :D

      Excluir
  12. Adorei o seu blog, muito lindo *--* .. e gostei bastante do post, parabéns :)

    Meu Mundinho de Sofia

    ResponderExcluir
  13. Nossa Pri que legal você abordar esse tipo de assunto aqui no blog, tinha pensado em fazer algo parecido mas como tem tempo que já fiz minha primeira consulta... deixei de lado. Mas várias colegas perguntam como é e tals. A minha primeira consulta foi quando eu tinha 13 anos, na minha primeira menstruação e foi com um médico homem, acredita? Era um senhora já e era o médico da minha mãe a mais de 10 anos. Então foi tranquilo... voltei só depois de velha, quando já mantinha relações e tals. É super importante ter esse contato direto com a médica pois ela pode tirar todas as nossas dúvidas, ajudar a prevenir uma gravidez (para quem já mantém relações) e a cuidar da saúde (maaaaaais importante). Adorei mesmo, parabéns!


    (To pensando em montar um projeto com algumas blogueiras, para fazer um "papo calcinha" e postar nos nossos blogs, o que acha? Gostaria de participar? - qualquer coisa entre em contato cmg se gostar da ideia).

    Beijos, Isa do www.isabelaseixas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nooossa Isa, sério? mas no caso ele nem te examinou né? aí acho que é tranquilo mesmo haha Minha mãe tem que tomar vergonha na cara e ir no ginecologista também, ela não tinha nenhuma médica pra me indicar kk fomos na sorte! muito obrigada pelo carinho lindona , e eu gostei MUITO da ideia, vou adorar participar! ♥

      Excluir
  14. Ooi Pri!! Acabei de conhecer seu blog e achei liiindo .. sem contar q me identifiquei bastante com vc: hoje não tô morando em Bh, moro a uns 40 min. (mas faço facul aí, então quase não fico em casa), tbm tenho 19 anos e tbm estou enrolando pra ir ao ginecologista >.< .. Me passa o contato da sua médica? Quem sabe assim não ganho coragem hehehe
    beeeijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai siim Carla, ainda mais na nossa idade.. é mais importante ainda!
      claro, passo sim .. é 3462-1122
      como lá é clínica, você pode falar com quem te atender ou pedir pra conversar diretamente com ela (caso ela não esteja atendendo). Mas eu GARANTO que você vai amar, se você for e não gostar dela pode me bater ! kk é uma fofa ♥

      Excluir
    2. kkkk obg Fofa! Vou ligar sim ^^

      Excluir

Obrigada por visitar o blog, volte sempre ! :)